-
Arquitetos: H&P Architects
- Área: 450 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Le Minh Hoang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está situada em uma área urbana em desenvolvimento em Phu Ly City (província de Ha Nam), Vietnã. Devido à proximidade do terreno com o antigo cemitério, há uma propensão de serem encontradas algumas sepulturas no solo, por isso, é necessário escavar a camada de solo antigo antes da construção para limpar o local. Esta perspectiva ajuda a desenvolver o conceito de usar o terreno escavado como parte da casa (após a remoção da camada do solo antigo), para que não apenas características especiais distinguíveis sejam criadas, mas também a possibilidade de aproveitar a energia geotérmica seja considerada.
Nomeada como Tile Nest (Ninho de Azulejos) a edificação comunica a ideia de criar um caminho com muitos recantos e fendas até a antiga casa parcialmente escondida no subsolo. Essa combinação confere à arquitetura uma aparência distinta, com a casca parecendo porosa, perfurada por fora, mas com um grande espaço por dentro.
A casca externa é composta por muitos azulejos suspensos como se estivessem voando (remetendo ao telhado encontrado nas casas tradicionais). A camada intermediária é caracterizada por varandas verdes de transição em alturas diferentes, o que traz vistas cativantes e ajuda a regular o microclima nos espaços de uso interno.
Por muito tempo, o azulejo se tornou um material familiar e popular entre o povo vietnamita, mas ele é aplicado nesta casa de uma maneira incomum para que sua presença seja sentida através da visão, do toque e de outras propriedades sensoriais, criando assim experiências diferentes, mas próximas, na reflexão do sol, no vento e no cheiro de plantas - uma arquitetura imersa na natureza marcada por uma personalidade cheia de memória.